terça-feira, 16 de março de 2010

Espelho, espelho meu: CULPADO!!!!!









É claro, o grande culpado de tudo, não é e nunca foi o mordomo!!!


O grande vilão da história é ele: o ESPELHO!


É ele que nos cobra tudo! Que nos obriga a aceitar que estamos envelhecendo. Que não somos mais os mesmos. Quanta bobagem! Que história é essa de ficar catando os fios de cabelo branco no elevador?

Espelho meu?  Que nada!! Espelho das academias, das revistas, das dietas, dos padrões que temos que seguir e ele não colabora. Espelho tem dedo afinal! Fica apontando. É um fofoqueiro!!


Quer nos convencer  que  já somos sogras se ainda é tão bom ser noras e assoprar no ouvido do marido que a mãe dele salgou demais os bifes. Mas não, já quer que a gente seja logo jararaca! Tem tempo, calma! Brincadeiras à parte, adoro a minha! Juro!!!


Quem disse que a cabeça muda? Sinto um frio na barriga quando posso me esconder do meu filho pela casa, dar e levar sustos! Levar, nem tanto...Não aceito ficar sem minha cesta de páscoa. E mais: quero procurá-la!


No espelho viramos adultos muito cedo e logo, anciãos... Que se danem as ruguinhas, elas são apenas marquinhas que contam algumas passagens interessantes. Ok, se o Pitanguy estiver disponível na próxima quarta, dá pra diminuir um pouco o repertório dos pés-de-galinha... Mas, se por fora a coisa não tá assim tão "lisinha", por dentro o cérebro comanda os mesmos olhos que brilham pro meu amor há quase trinta anos. Ou no "seu caso", pode ser o mesmo que se esbalda com pizza de calabreza e depois fica uma semana só comendo maçãs!


Envelhecer é coisa de gente nova! De gente desocupada, ou ocupada demais talvez. Ocupada em descobrir novas doenças, colecionar receitas e vidrinhos de remédios. Justificativas pra não caminhar, não correr, não dançar. Não viver. Não chegar tarde ou chegar cedo demais? Não pode isso, não pode aquilo, que chato!!


Desculpa furada prá não andar de montanha-russa, não correr atrás do ônibus que passou do ponto! E nós, passamos do ponto? Aonde fica esse ponto? No espelho é que não.


Espelhos estão na moda! São o hit da decoração. Estão em tudo e com tudo. Nos móveis, nas paredes...
Só não podem ser o nosso horizonte. Como guardas de trânsito apitando pra gente parar.


A ordem é seguir. Se com mini- saia já é mico demais, que seja com um pacote enorme de pipoca, chegando no cinema pra sessão da meia-noite.


A cabeça não muda! O que muda são os espelhos. Com moldura, bisotês, redondos, com adesivos...

O que muda... é o jeito com o qual nos refletimos e o quanto nos permitimos brilhar.